O Atentado de Sarajevo levou ao assassinato de Francisco Fernando, arquiduque e príncipe da Áustria. A Alemanha, como aliada, teve uma guerra como inevitável, assim, declarando guerra à Rússia dia 1 de Agosto e mandou um ultimado para a França (aliada da Rússia pela Tríplice Entente) dia 2 de Agosto.
A Alemanha temendo uma grande guerra, criaram o Plano Schlieffen, que consistia basicamente em: atacar primeiro o exército francês e então seguir para o leste, para o território russo. Nesse meio, completamente neutra, estava a Bélgica. Ela tinha de ser atacada e atravessada em poucos dias, porém Liège fora extremamente fortificada, rodeada por 12 fortes, idealizados e construídos por Henri Alexis Brialmont após a ameaça de guerra declarada à Bélgica na manhã de 3 de Agosto.
A Batalha de Liège foi um marco da investida alemã, a invasão ao território belga foi a primeira batalha da Primeira Guerra Mundial. Tendo início no dia 5 de Agosto de 1914 e seu fim no dia 16 de Agosto. Para conseguir atravessar a resistência das fortificações, o exército alemão teve de utilizar sua artilharia de cerco. E então houve a rendição do último forte da Bélgica. Esse ocorrido acabou marcando a entrada do Reino Unido na guerra; a resistência dos belgas permitiu que os Aliados conseguissem preparar as defesas francesas.
Ninguém esperava que a Bélgica sequer lutasse, e muito menos que resistisse de tal forma. O respeito é reforçado pela homenagem francesa à cidade de Liège com a ‘’Légion d’honneur’’ em 1914.
Obrigadinha, espero ter ajudado! (;