Muitas pessoas falam de vários estúdios de animação como a Disney, Dreamworks, Cartoon Network e etc, mas raramente um estúdio de anime, ou animação japonesa pra quem preferir palar assim, que tem ótimas animações, tanto em questão de design, como de crítica social e história, que é o Studio Ghibli.
Fundado em 15 de junho de 1985 em Tóquio no Japão por Hayao Miyazaki, o Studio Ghibli sempre coloca protagonistas femininas independentes em suas histórias, como em seu primeiro filme Nausicaä no vale do vento, onde a protagonista Nausicaä embarca numa aventura pra salvar seu povo e impedir que duas nações criem guerra contra a outra e se destruam num planeta agonizante. O filme fez um certo sucesso e teve boas críticas, e com isso Miyazaki decidiu continuar fazendo outros filmes, nas quais os mais conhecidos são Viagem de Chihiro, Ponyo, Castelo Animado, Serviços de Entrega da Kiki e Meu Amigo Totoro.
O estilo de animação de Miyazaki é único, pois é bastante fluído e em umas partes parece uma pintura, tanto que se olharmos pros céus dos filmes, você vê que realmente parecem pinturas. E as críticas sociais são bastante presentes, como por exemplo no filme Túmulo dos Vagalumes, em que mostra duas crianças que são irmãs tentando sobreviver na segunda guerra no Japão depois que seu viralejo foi bombardeado, mostrando elas passando por situações difíceis, passano fome, sede e coisas do tipo, a crítica principal do filme é mostrar a crueldade humana e as consequências disso, tanto que no final é mostrado que os dois protagonistas acabam morrendo de fome e desidratação por consequência da guerra.
Studio Ghibli é um estúdio que merecia mais reconhecimento do que ele já tem, pois suas animações são perfeitas e encantam tanto adultos como crianças, encanta os adultos pelas críticas e encanta as crianças por verem personagens bonitinhos e histórias que chamam a atenção delas.