Este foi um trabalho que tínhamos que falar sobre alguma música dos Racionais, eu e o meu grupo escolhemos a música O Diário de um Detento.
A música fala sobre o massacre de Carandiru que aconteceu no dia 2 de outubro de 1992, na prisão Carandiru, onde houve 3,5mil disparos, 111 mortes e 110 feridos, tudo começou com uma briga no pavilhão 9 e partir daí os policiais agiram de forma inadequada para “acabar’’ com a briga. A intervenção foi permitida por um secretário de segurança pública que após os acontecimentos foi demitido e no lugar ficou Michel Temer. A formação de pm’s e o sistema prisional de São Paulo mudou. A imagem do Brasil foi afetada de forma ruim tanto nacional quanto internacional.
10 anos após o massacre a prisão foi desativada e em 2002 algumas partes do prédio foi demolida.
No trabalho contamos a história por trás da música, em um slide colocamos a música e apresentamos as estrofes que utilizamos para as 3 análises, os slides foram feitos temáticos, no estilo da netflix. Na parte das análises de maneira geral, chegamos na conclusão de que as estrofes escolhidas estão relacionadas, pois fala a vida no Carandiru, o desrespeito que tem lá dentro, em como eles são desumanizados, que os soldados eram que nem robôs e que as mortes que ocorriam viravam estatística.
Devo ressaltar que nenhum dos policiais foram punidos, inclusive dos 74 pm’s, 58 foram promovidos.
Caso queira ver nosso trabalho, coloquei o link no começo do blog.