Homem Aranha: Sem volta para casa é um filme norte-americano de super-herói de 2021 baseado no personagem Homem-Aranha da Marvel Comics, sendo co-produzido pela Columbia Pictures e Marvel Studios, e distribuído pela Sony Pictures Releasing. O filme é dirigido por Jon Watts e escrito por Chris McKenna e Erik Sommers, o filme é estrelado pelos atores: Tom Holland (Peter Parker / Homem-Aranha), ao lado de Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Stephen Strange / Dr. Estranho), Jacob Batalon (Ned, melhor amigo de Peter), Jon Favreau (Happy), Jamie Foxx (Max Dillon / Electro), Willem Dafoe (Norman Osborn / Duende Verde), Alfred Molina (Dr. Octopus), Benedict Wong (Wong), Tony Revolori (Flash), Marisa Tomei (Tia May), além dos retornos de Andrew Garfield (Homem Aranha e Peter 3) e Tobey Maguire (Homem Aranha e Peter 2).
O filme começa mostrando como Peter estava lidando com sua identidade, que antes era mantida em segredo mas que no final do segundo filme, Mistério, acabou revelando por meio de um vídeo para todo mundo sendo passado na Times Square. Tudo parecia perdido, fazendo com que ele passasse por situações difíceis, como xingamentos, denúncias e até mesmo quando foi interrogado por policiais por causa de estar sendo acusado de assassinato.
Ao receber a carta de aceitação da faculdade e ver que não foram aceitos, Peter, MJ e Ned se veem sem saída. Com isso em mente, Peter resolve ir atrás do Dr. Estranho para tentar resolver tudo e fazer com que todos esquecem de sua identidade de homem aranha. Mas como nem tudo são flores, o feitiço de Stephen dá errado, causando uma abertura no multiverso, fazendo com que os vilões falecidos de outros universos viessem para o universo de Peter e assim causando um caos na cidade.
O filme tem uma produção muito boa, tendo efeitos especiais e efeitos sonoros incríveis. O roteiro é algo totalmente bem pensado, desde os easter eggs até as conexões com os outros filmes da Marvel e do Homem Aranha. Quando pensamos em Homem Aranha já temos ideia de que o personagem irá sofrer no filme, e é exatamente isso que acontece, Peter se vê sozinho no final, tentando encaixar as peças e voltar a ter uma vida normal, e vemos como o roteiro foi bem elaborado no momento em que Peter aparece com caixa de mudança na mão entrando em seu novo apartamento, virando então um Peter “comum”, o Peter estereotipado, aquele que mora sozinho num apartamento velho tendo que se virar, algo que já vimos nos quadrinhos da Marvel e nos outros filmes do Homem Aranha, estralados por Andrew Garfield e Tobey Maguire.
O filme tem uma edição bem dinâmica e expansiva, fazendo o publico entrar no filme de uma forma não literal, mas causando estresse, emoção, tristeza, alegria e até raiva, juntamente de Peter. Suas imagens são incríveis, dando pra ver exatamente o que acontece de uma forma muito clara.
Sabemos que nem todos os filmes da Marvel bombam na internet, mas quando a produção do filme é realmente boa, podemos ter certeza que vai bombar e vai ser falado durante muitos anos, e foi isso o que aconteceu, até hoje os fãs comentam sobre a aparição inesperada de Andrew Garfield e Tobey Maguire e até hoje clamam por outro filme com os três atores.
Surgem teorias e rumores toda hora, mas será que teremos outro filme com os três homens aranhas?