Esse post é pra você, que sempre quando vai fazer alguma composição gráfica acha que não está harmônico quando se trata de cores, ou quando você está desenhando e precisa fazer as cores combinarem entre si, ou até quando estiver montando um look pra ir naquela festa que você esqueceu que ia ter e agora está com pressa. Se você se encaixou em algum desses perfis, deixa eu te ajudar! Nesse post explicarei como a teoria das cores funciona para você parar de sofrer!
Mas antes de tudo, o que é a teoria das cores? Teoria das Cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz e a natureza das cores, além de outras áreas de pesquisa como a percepção, psicologia das cores, arte, design e ciência da visão.
Para usarmos ela, usaremos o circulo cromático, Ele contém doze diferentes cores, que ajudam a visualizar quais são as cores primárias, as secundárias e as terciárias que formam o espectro visível.
Branco e o preto: presença e ausência de luz
O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. então, podemos dizer que são cores coringas dependendo do que você está compondo.
Existem alguns tipos de combinação para formar diferentes harmonias, sendo elas:
-Harmonia monocromática
Resultado da alteração entre luz e saturação
-Harmonia análoga
Resultado da escolha de uma cor primária utilizada com cores próximas na roda
-Harmonia complementar
Nesse tipo de harmonia são usadas duas cores complementares, localizadas em pontos opostos na roda.
-Harmonia triádica
Utilizadas três cores diferentes, que formem um triângulo na roda.
Espero ter te ajudado com essas informações, até uma próxima! (para mais informações, acesse Teoria das cores: o que é, estudo e harmonia das cores – Significados)